Blog Smart Center



No mês das mulheres, separamos para você 7 dicas da empresária de sucesso MARIA LUIZA TRAJANO proprietária do Magazine Luiza, empreendedora, que com muito trabalho, coragem e sabedoria conquistou o mercado de varejo.


Sete dicas importantes:

Acredite nas suas ideias: "quando eu falei anos atrás que ia fazer uma super liquidação às cinco horas da manhã, as pessoas falavam que não ia dar certo. A minha tia ficou preocupada, disse que ninguém sairia de casa para comprar televisão de madrugada. Eu não dei ouvidos. A ideia deu tão certo que hoje todo mundo faz igual. A concorrência fica de olho na gente. Mas sempre tentamos driblar a concorrência.”

Seja sempre vendedor: "eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das comissões eu consegui. Todo mundo que trabalha vende algo para alguém. No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.”

Invista na publicidade: "do que adianta fazer uma empresa e não contar para ninguém. Tinha uma época que meu concorrente investia tanto em propaganda que no meio das propagandas tinha o Jornal Nacional. Nós também queríamos, mas ele tinha muito mais dinheiro do que a gente. Uma estratégia foi começar pelo Faustão, demos caminhão e avião. Depois patrocinar a transmissão da Copa do Mundo. Isso é a realização de um sonho.”

Preste atenção às finanças da empresa: "coloca uma coisa na cabeça, capital de giro não é lucro. Capital de giro é fluxo de caixa. Pare de pegar o dinheiro para comprar carro, e pagar viagem.”

Empresa familiar tem de ser profissionalizada: "trabalhar com a família dá certo sim. Só não dá certo quando não é profissionalizada. Meus filhos respeitam o CEO [Marcelo Silva profundamente. Antes do CEO assumir, queriam que meu filho fosse o presidente. Eu não concordei. Ele não estava preparado. Eu queria alguém do mercado. Na nossa empresa não entra ninguém sem ser competente. A cultura da empresa familiar é a que está na moda o que não pode é ter uma empresa familiar bagunçada, sem comando.”

Atendimento é o diferencial: "o que diferenciam as empresas é o atendimento. Eu tenho um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) direto comigo. Quando você ocupa um cargo alto, os problemas não chegam até você. Só chegam depois que não é possível mais passar por ninguém. Além disso, as pessoas só falam o que você quer ouvir. Eu tenho uma linha direta, eu sei de tudo, gerente que namora, gerente que não abre loja. Lá pode namorar a vontade, mas tem que contar. “

Hoje Maria Luiza Trajano realiza palestras e treinamentos para pequenos e médios empresários citando ações que humanizam sua administração e as relações com os colaboradores. No Magazine Luiza todos trabalham juntos, em estações de trabalho ou espaços compartilhados e tem fácil acesso a sala da diretoria para vivenciar a troca de experiências.