Blog Smart Center



Vamos fazer uma correlação de custos para avaliarmos o que seria melhor, entre o escritório virtual ou o escritório próprio.


As alternativas para diminuir custos são inúmeras como: trabalhar em Home Office, Coworking ou escritórios virtuais são alguns exemplos de inovações do mundo dos negócios que podem ser extremamente benéficas para a sua empresa. Mas será que vale a pena trabalhar em um escritório virtual?

Vamos avaliar os dois lados.

Escritório próprio

Custo mensal


Quando você pensa em abrir uma empresa, sabe que esta sede precisa de uma excelente localização, que transmita credibilidade para seus clientes. Porém é importante levar em consideração o custo de tudo: aluguel da sala, condomínio, IPTU, telefone e internet, além das despesas básicas como água, luz, limpeza, entre outros.

Decoração, manutenção e reformas

Além do custo citado acima, é necessário realizar a decoração e o mobiliário do seu negócio. Destinar uma verba para a estrutura física, mobiliário e maquinário como computadores, impressoras ou notebooks é importante e muitas vezes pode inviabilizar a construção do negócio. Além disso, é necessário realizar manutenções como pintura, troca de móveis, acompanhamento periódico de tecnologia e custos extras que possam surgir.

Escritório virtual

Custo mensal

O escritório virtual diferente do escritório próprio, uma vez que não exige a necessidade de certos custos como água, luz, IPTU e entre outros. Ao optar pela modalidade de escritório virtual o seu negócio poderá ter uma redução de até 70% nos custos fixos.

Vale ressaltar que o escritório inteligente isenta o empreendedor de investir em toda a infraestrutura, manutenção e os gastos administrativos. Por isso, o índice de empresas que optam por essa modalidade de escritório, como os microempreendedores e as startups cresce a cada dia.

Credibilidade e apresentação da empresa

Fazer a escolha certa de um escritório virtual pode render a sua empresa muito mais do que uma redução de custos. Ter um endereço corporativo com uma excelente localização pode ampliar a visibilidade da sua empresa, facilitando a gestão de branding.

Os escritórios virtuais podem apresentar a sua empresa ao mercado. Com uma estrutura capacitada para atender seus clientes, sua empresa poderá ter secretárias bilíngues, número de telefone fixo e equipe treinada e comprometida de acordo com suas necessidades.

Aluguel de escritório virtual: vale a pena!

Ao optar pelo aluguel de um escritório virtual você terá toda a infraestrutura de um escritório próprio (e até mais) sem se preocupar com pequenos problemas comuns. Além disso, obterá uma redução de 70% no custo total, o que é de grande valia, principalmente para quem está começando.
Vale ainda destacar a tranquilidade que você adquire, uma vez que não precisa se deslocar pela cidade, podendo utilizar o tempo em outras tarefas para o benefício da empresa.

O Smart Center é destaque na cidade de Santos nesse segmento. Oferecendo diversas soluções em escritórios virtuais para startups e proporcionando a liberdade de contratar apenas o que necessita como salas, salas de reuniões ou de treinamento, auditório, facilitando a expansão da sua marca. Ainda possui alguma dúvida sobre como funciona um escritório virtual?

Aqui no Smart Center você tem um endereço comercial + serviço de recepção. Entre em contato com o Smart Center e faça da sua empresa um sucesso